Pages

Subscribe:

Ads 468x60px

terça-feira, 12 de julho de 2011

Meu querido Philip Yancey - Parte II


A maioria dos leitores de Philip Yancey são pessoas que foram machucadas de alguma maneira pela igreja, mas que mesmo assim, não desistiram de sua busca por Deus. Eu sou uma dessas pessoas, ele também! O que mais instiga na leitura de Yancey é sua franqueza, a maneira sincera como ele relata suas próprias feridas e isso cria uma grande identificação. Ele nos faz pensar, questionar nossa realidade à luz do Evangelho, à luz da graça divina. 

Li recentemente uma entrevista dele no site da editora Mundo Cristão*, onde ele diz que seu propósito ao enfocar a graça divina é fazer com que as pessoas entendam, reconheçam o que a graça de Deus fez em suas vidas, ajudando-as a se aceitar e também estender essa graça aos outros. Ou seja, seu trabalho é apresentar a graça e o amor divino.


Segundo Yancey, parte do seu trabalho como jornalista é tentar apontar o que fazemos corretamente e também o que está errado como cristãos, como igreja. Ele ama a igreja, frequenta uma, mas cita os livros de Coríntios, Gálatas e Apocalipse, onde a Bíblia é muito honesta ao dizer que a igreja é a opção de Deus para anunciar a sua mensagem. Contudo, em algum momento, a igreja entende equivocadamente qual é essa mensagem ao ponto dela (igreja instituição) tornar-se um lugar inesperado para se encontrar Deus! Confesso que no meu processo de conversão isso foi bem claro, meu irmão se converteu e começou a me convidar para conhecer a congregação dele, não encontrei Deus ali, não vi Deus naquelas pessoas, no sentido de me tornar uma cristã como elas, ou diferente do que eu já era. De qualquer forma, hoje vejo a mão de Deus em tudo que vivi, até porque ele me conduziu por caminhos maravilhosos debaixo de Sua graça.


Vou terminar com as palavras do próprio Yancey: Se vamos à igreja não pensando tanto no que podemos ganhar com isso, mas abertos para ouvir Deus falar, aí ele se manifesta. Deus gosta de fazer sua presença ser percebida por pessoas que realmente o estão buscando. Normalmente, igrejas são lugares em que você encontra esse tipo de atitude... mas nem sempre.


* A entrevista a que me refiro e de onde tirei as falas de Yancey foi concedida a Sérgio Pavarini para editora Mundo Cristão em 22/11/2010 e encontra-se no site da mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário